top of page
Francielle Paula e Letícia Scabbiolo

Ensaio: Feira Livre Noturna em Ouro Preto

Desde o dia 5 de julho a Praça Cesário Alvim, mais conhecida como Praça da Estação, é palco da Feira Livre Noturna. Vinte feirantes expõem e vendem  seus produtos das 18h às 22h, ao lado do coreto da praça. Além das apresentações de música ao vivo, há uma grande variedade  de produtos, como comidas típicas, bebidas, hortifrutis e artesanato. A expectativa dos feirantes é que o evento se torne um ponto de encontro para a comunidade e um atrativo para turistas. A equipe do Lampião realizou um ensaio fotográfico para registrar a feira: a montagem das barracas, os expositores, os visitantes, as apresentações musicais, entre outros momentos. Confira a seguir:


Para todos verem: tendas com toldos listrados de verde e branco na parte inferior, ao lado de um prédio e no fundo matos;
Para todos verem: uma faixa escrito “Aqui tem feira!” amarrado ao redor do coreto da estação;
Para todos verem: o coreto centralizado com estruturas de barracas ao redor.
Para todos verem: no canto direito o coreto; no canto esquerdo um rapaz de blusa de manga comprida e calça montando uma barraca
Para todos verem: homem de blusa preta e de costas montando uma barraca.
Para todos verem: alfaces no canto direito e outros alimentos no centro; batatas, cenouras, beterrabas, limões e repolhos.
Para todos verem: três mulheres vendo produtos de hortifruti; sendo uma delas uma criança que usa blusa rosa ao meio.
Para todos verem: no canto esquerdo um expositor vendendo seus produtos  que são alfaces  para dois clientes que usam agasalhos.
Para todos verem: foto tirada a noite, com o coreto no meio e o público na feira. Ao centro, uma mulher vestida de amarelo de costas.
Para todos verem: vendedor de hortifruti de cabelo grisalho e camisa de manga comprida azul segurando máquina de crédito, atrás de sua mercadoria que são alfaces.
“Tô tendo que plantar mais porque tô vendendo mais. O que eu to trazendo da roça eu vendo tudo: verdura, fruta, tudo”. Emerson Esdras - Agricultura familiar
Para todos verem: vendedora centralizada usando turbante atrás da sua barraca com as suas mercadorias de sabonetes artesanais coloridos.
“Que essa feira traga muito mais visibilidade e que outros comerciantes também possam fazer parte do evento aqui, que tem sido muito legal”. Elisangela Florêncio - Produtos naturais
Para todos verem: zoom em potes de pimenta em conserva com tampas pretas.
Para todos verem: vendedora de artesanato atrás da sua barraca expondo suas bolsas e bonecas de pano; foto noturna.
“Que ela permaneça, que ela expanda. E a gente também espera que o povo daqui de Ouro Preto reconheça o nosso trabalho, dos artesãos; que valorizem nosso trabalho. Tem muita gente escondida, muito artesão escondido. Que continue, a expectativa nossa é essa”. Cleonice Silva - Artesanato
Para todos verem: uma caixa vermelha florida e bonecas em cima e na frente dela.
Para todos verem: foto focando nas garrafas de cachaça artesanais; foto à noite.
Para todos verem: vendedores de cachaça atrás de sua barraca e cachaças à frente; foto à noite.
“É a cachaça artesanal que eu produzo onde todo o material é meu, a cana, o terreno, o alambique. Tudo é a gente que faz, o produto é a gente mesmo. Tá sendo uma oportunidade da gente estar expondo isso”. Celso Cassemiro - Cachaça artesanal
Para todos verem: Mulher à esquerda da foto, coberta com poncho, sorrindo. Ao fundo, cinco tapetes pendurados. Foto à noite.
“Boa oportunidade para mostrar o trabalho que eu faço, divulgar algumas peças que eu nunca mostrei pra ninguém, fazia sempre em casa. Surgiu essa oportunidade, aí eu achei que a hora era essa de tá mostrando”. Maria Aparecida Ferreira - Artesanato
Para todos verem: Homem ao centro com moletom e touca sobre a cabeça, mãos no bolso atrás de mesa com produtos como panelas de pedra sabão, canetas, luvas, toucas e cachecol.
Jefferson é vendedor da Feira noturna e expõe seus produtos artesanais como a pedra sabão e alguns acessórios para crianças e adultos
Para todos verem:  Mesa que expõe produtos como lápis infantis, toucas com desenhos de animais como gatos e leão, amarradores de cabelo decorados.
“Espero que seja igual a da cidade vizinha, que já tem há vários anos. Esse aqui é o primeiro mês que tá acontecendo. Então espero que seja prolongada por vários anos e seja um sucesso aqui na cidade”.
Para todos verem: Mulher de máscara e touca com colher sobre recipiente com  gordura gritando pastel. Ao fundo, pessoas andando.
Para todos verem: Músico à frente da imagem centralizado tocando violão e cantando sobre microfone suspenso, e ao fundo músicos tocando flauta e pandeiro.
Banda Barroco Jazz
Para todos verem:  Três músicos à noite no palco, dois sentados tocando pandeiros, um em pé tocando flauta.


158 visualizações0 comentário

Comentarios


44º EDIÇÃO.png
bottom of page