Moradores de Itabirito são incentivados a participar de práticas esportivas
- Arthur Xavier e Sofia Cintra
- 25 de mar.
- 4 min de leitura
A Prefeitura investe em projetos para estimular hábitos saudáveis e promover inclusão social por meio de atividades físicas no esporte e lazer

A obesidade é uma das maiores preocupações de saúde pública no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, os números vêm crescendo de forma alarmante. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos entre adultos brasileiros saltou de 12,2% em 2003, para 26,8% em 2019. Entre as mulheres, os índices são considerados ainda mais preocupantes, chegando a 30,2%. Em projeção para o futuro, se essa tendência continuar, quase metade da população brasileira será obesa até 2044, enquanto outros 27% serão classificados com sobrepeso.
Uma estimativa divulgada esse ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estão acima do peso, sendo 700 milhões classificados com obesidade, ou seja, com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. Mais do que um dado estatístico, esses números representam milhões de pessoas lidando com desafios diários, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas psicológicos associados à obesidade.
Em meio a esse cenário, iniciativas voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar tornam-se essenciais para reverter esse quadro. Por isso, a Prefeitura de Itabirito vem investindo em soluções preventivas, como o projeto Movimente, criado após a aplicação de um questionário nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A pesquisa revelou, nas respostas dos pacientes, a demanda e necessidade de um programa voltado para a saúde física, com atividades oferecidas de forma gratuita e acessível a toda população.
O projeto Movimente oferece aulas de funcional, ritmos e atividades laborais no centro da cidade, concentradas prioritariamente no Atelier de Artes Integradas e na quadra do Antigo Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi). Flavia Costa, 35, educadora física e professora no projeto desde 2023, conta como são as aulas: “As aulas são dinâmicas e trabalhamos dentro das limitações de cada aluno para fazer aulas divertidas e produtivas”. Flávia também testemunha a evolução dos alunos, explicando que é feita uma avaliação física no início do processo do aluno e outra um ano depois. Não só o resultado dessa avaliação, mas o próprio depoimento dos alunos, apontam o avanço positivo na saúde dos participantes.

Além do Projeto Movimente, a Prefeitura de Itabirito sancionou, recentemente, uma nova lei que institui o Programa Esporte Solidário, iniciativa que une esporte e cidadania ao realizar competições esportivas que promovam entretenimento para a população. O Programa também tem como expectativa a criação de oportunidades de renda para vendedores ambulantes, além de arrecadação de alimentos e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Integrando o calendário oficial do município, o Programa Esporte Solidário contará com o apoio do Poder Público Municipal para promover eventos esportivos de diversas modalidades, divulgar as competições, garantir a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, disponibilizar materiais e locais para os eventos, além de providenciar segurança e interdição de vias, quando necessário.
Essas iniciativas, ao oferecer atividades físicas gratuitas e acessíveis em Itabirito, representam uma evolução na luta contra a obesidade e suas consequências, promovendo a prática esportiva, mas também um ambiente de acolhimento e apoio à comunidade. As avaliações positivas evidenciam o impacto direto das atividades esportivas na qualidade de vida das pessoas participantes, reforçando a ideia de que nunca é tarde para cuidar da saúde.
A combinação de ações preventivas e de conscientização reforça a importância de abordagens múltiplas no combate à obesidade, reconhecendo que a saúde vai além de intervenções médicas. O diretor de esportes do projeto Movimente, Alexsander Costa, ressalta a alta procura pelas atividades: “A adesão foi tão boa que as turmas estão cheias, e já temos a lista de espera para ampliar o número de turmas e atender a mais locais da cidade”. Com iniciativas crescentes promovendo o lazer, o esporte e a saúde física, Alexsander relata também que é possível perceber, ao longo do processo, a diminuição do número de doenças cardiovasculares e obesidade nos alunos.
Aulão incentiva autocuidado para mulheres
No último dia 8 de março, o projeto Movimente organizou um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mais do que uma homenagem, o evento teve o objetivo de reforçar a importância da atividade física na vida das mulheres e incentivá-las a adotar essa prática no dia-a-dia.

Para Jucilene da Silva, 42, moradora do bairro Praia que participou ativamente da ginástica funcional, o evento foi maravilhoso. Segundo ela, o aulão mostrou que “cuidar da saúde é fundamental”. Rejane Nascimento, 50, moradora do bairro Matozinhos, também compartilha da mesma opinião: “Eu acho a iniciativa muito bacana. Eu vejo muitas mulheres falando que já está tarde para começar, mas eu digo para elas: não desanimem!”.
Serviço
A facilidade de acesso é um dos grandes diferenciais do projeto Movimente. Os interessados podem se inscrever pelo aplicativo Conecta Itabirito, onde também é possível acessar recursos como, horários de transporte público, comunicados da Prefeitura, inscrições para eventos e demais informações da cidade. A divulgação das atividades é feita no Instagram do projeto e no aplicativo da Prefeitura.
Para mais informações sobre estes e outros programas oferecidos na cidade, procure a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, localizada na Rua Getúlio Vargas, 295, no Centro de Itabirito, ou entre em contato pelo telefone (31) 3553-1956.
Comments